Há muito tempo venho observado um problema comum no Candomblé, que é quanto ao compromisso, muita gente se inicia na religião com muito fervor e empolgação e em meses perdem o interesse e gosto pela casa de asé, porque isso acontece? Que fé é essa que desaparece ao primeiro obstáculo?
Primeiramente devemos observar o motivo que levou esse filho até o Candomblé, será que ele se iniciou para resolver um problema pontual ou para carregar a religião para toda sua vida? Levando em consideração que seja para resolver apenas uma situação, ele com certeza terá uma crise já no primeiro ano de iniciado, pois com o passar do tempo, verá que o Orisá é muito mais que um “resolvedor de problemas”, ele é um pai, um amigo, o nosso intermediador perante a Olorun e se algo está errado em nossas vidas, ele vai corrigir de dentro para fora, vai transformar e isso nem sempre vai ser fácil.
Para aqueles que se iniciaram por amor, cumpram bem seu preceito, faça tudo o que foi recomendado, pois todo seu sacrifício será recompensado em asé. Aquele que louva o Orisá com dedicação, pode em qualquer momento da vida, colocar a cabeça no chão e pedir a intervenção divina e certamente será ouvido. Não vá a sua casa de santo para buscar fofocas e confusões, viva o asé e não o ajé, não alimente o negativo, pois é isso que pode atrapalha sua vida e coloca obstáculos desnecessários na sua estrada, além de perder o respeito e atenção do seu bàbálorisá, lembre-se que ninguém vai querer ajudar quem não quer ser ajudado ou pessoas sem compromisso.
Não seja mais um na casa de axé!
Nenhum comentário:
Postar um comentário