segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

Rumbê: Educaçao no candomblé.

"Bom filho é aquele que possui o Rumbê "
O Rumbê nada mais é do que o conjunto de regras de boa convivência, usadas dentro dos terreiros de candomblé, e sendo assim usa a hierarquia como base para sustentar a ordem.
Este é um texto explicativo para todos aqueles que fazem parte do segredo e todos que estão conhecendo nossa cultura, conhecendo nosso universo que vai além de toques e magias.
É um mundo baseado no respeito e na hierarquia que é o pilar de nossos Axés.
Dentro de nossa cultura seguimos um sistema hierarquico, assim como seguimos em nossas famílias carnais. A tradição e a educação são fundamentais para o sustento da família, seja ela carnal ou espiritual.
É de certo que seguir as regras e respeitar os mais velhos é um costume não somente hierárquico mas também, de demonstração de humildade e resiliência.
Respeitar a nossa nova família é uma mostra de boa educação e também ajuda a convivência dentro de nosso axé. Cada filho tem seu temperamento e isso vai além de respeitar cargo porquê quando estamos dentro do axé o respeito é para com os orixás!
As desavenças ficam fora dos portões e a bênção pedida é troca de afeto e respeito de orixá a orixá.
Respeite para ser respeitado!
Essas dicas cabem em qualquer lugar, elas cabem para abians, yawôs, egbomis, ekedjis, ogans, sacerdotes e todos que de alguma forma fazem parte do culto ancestral.
Para além da hierarquia é necessário também o uso do bom senso, da postura, da sabedoria, pois o conhecimento cabe a todos, dos mais novos aos mais velhos, em todas as nações.

LEMBRE-SE: O QUE EDUCA NÃO SÃO AS CRÍTICAS E SIM OS EXEMPLOS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Jogo de Búzios

A agenda de Junho está aberta ! 🔮 Agende seu horário pelo WhatsApp: (71) 99145-3636 📍 Atendimentos com respeito, seriedade ...