quinta-feira, 17 de agosto de 2017

A importância da água para o candomblé.


Sabemos que a água é um elemento importante para a perpetuação de qualquer espécie. Da água surge a Vida; desde o início dos tempos, onde a ciência explica o aparecimento de seres vivos em poças de água morna até o líquido aminiótico que nos envolve ainda no útero materno.

Em diversas religiões em todo o mundo, a água é de fundamental importância, como por exemplo, no batismo dos cristãos.

Para as religiões afro, a água é um elemento essencial em qualquer ritual. Ainda durante a preparação, usamos a água para a limpeza das roupas, utensílios e dos ambientes; preparamos os alimentos, os banhos.

Águas salgadas ou doces de rios, minas, cachoeiras ou de chuvas tem utilidades diferentes e poderão ainda concentrar vibrações positivas ou negativas.

As águas das quartinhas significam Energia Vital. Utilizamos água também junto do jogo de búzios, quando acendemos velas para Orisás, Ori e em todas as obrigações e agrados.

Águas são utilizadas ainda em banhos de purificação e energização. Junto de folhas, ervas, essências, especiarias, águas de cozimento e outros elementos tornam-se banhos poderosos.

Despejar água na terra simboliza a fecundação e a restituição dos elementos da qual ela se alimenta; e por consequência, a terra, fértil, nos devolve em forma de frutos e bençãos.

Quando despachamos a porta, utilizamos água. Dentre nossos objetivos, pretendemos acalmar Esù e lavar o mal da nossa porta, fazendo da água o nosso escudo.

A água é um elemento ligado ao feminino. Òsúm é a divindade do rio que recebe o mesmo nome na Nigéria. Nanã está ligada à terra, à lama e também às águas. Oyá, divindade dos ventos, é também ligada às tempestades e na Nigéria, reina no rio chamado de Odò Oyá. Yemanjá, em terras yorubás reina nos rios Yemonjá e Ogum; no Brasil tornou-se a divindade africana mais popular por proteger a pesca e os pescadores. Sua saudação "Odo Iyá" significa "Mãe dos Rios".

O ritual das Águas de Oxalá marca o início do ano litúrgico yorubá. Representa o fim e o começo e é um dos rituais mais respeitados e significativos para as nações Ketu e Nagô.

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