Ilè Asé Iyá Omífáláyò
(Casa de Força Onde a Mãe das Águas nos trás e firma Alegria)
O Ilè Asé Iyá Omífáláyò é uma casa de Alaketú, situada em Itinga - Lauro de Freitas, Bahia, cujo zelador espiritual é Rafael Cirne T'Òsún, iniciou sua vida espiritual em 27 de Dezembro de 2009, no Ilê Axé Obá Omim Yamassê, casa de Pai Robson T'Sángò (Itinga - Lauro de Freitas, Bahia), aos19 anos de idade, recebendo em seu Oruncó a Digina de Àbáyòmí.
É um espaço onde se concentra e se condensa o ASÉ.
Espaço este sagrado e sacralizado onde moram os Òrísás na Terra.
É uma partícula do Orùm (espaço celestial), no Aiyê (Terra). Pois desde a época das origens de ÒLÓDÚMÁRÈ, este determinou que na terra existissem lugares para os homens se encontrarem com os Òrísás, uma vez que estes não poderiam ir ao Orum, quando bem quizessem.
Por isso foram criados os Terreiros.
Um espaço para a oportunidade de encontros "SAGRADOS" com os intermediários de ÒLÓDÚMÁRÈ com os seres Humanos.
Como todo terreiro, o Ilè Asé Iyá Omífáláyò é um Templo, uma Congregação onde tudo que é profano, isto é, dos homens, não tem valor.
Em nosso Asé impera a vontade, os hábitos e os costumes dos Orixás, como no Orùm, a morada de ÒLÓDÚMÁRÈ e de seus filhos, os Òrísás.
Em nossa roça de Candomblé, a vida é PLENA: TERRA, ANIMAIS, INSETOS, PLANTAS, PEDRAS, PESSOAS, SOL, CHUVA, RAIOS, VENTOS E TODA A NATUREZA, compoem o seu espaço.
Nosso Terreiro é a Casa dos Orixás onde os homens habitam, e NUNCA A CASA DOS HOMENS ONDE OS ÒRÍSÁS VISITAM.
PRINCÍPIO FUNDAMENTAL RELIGIOSO DO ILÈ ASÉ IYÁ OMÍFÁLÁYÒ.
A vida feliz e próspera, a boa vida, as boas conquistas, a sorte, a saúde, entre outras coisas que almejamos, dependem de um princípio importante: A HARMONIA ENTRE OS DOIS NÍVEIS DE EXISTÊNCIA: O ORÙM E O AIYÊ, resultando num perfeito equilíbrio de energias. Cada iniciado é uma partícula do Aiyê e o seu Òrísá é uma parte do Orum.
Entre eles, o princípio fundamental da Harmonia tem que estar vigorando, caso contrário não há sucesso, não há felicidade e não há ASÉ.
MAS O QUE É O ASÉ?!
É a ENERGIA POSITIVA que só emanda de Òlódúmárè. O Pai, Òlódúmárè é o único gerador do Asé.
Energia vitalizadora e restituidora que dinamiza a vida, isto é, QUE FAZ A VIDA CAMINHAR.
Os Òrísás são detentores de Asé, recebem de Òlódúmárè para compartilharem com nós humanos.
O ASÉ é a força invisível que proporciona a PAZ E A FELICIDADE.
O ASÉ é a força transformadora de tudo. O ASÉ É TRANSMITIDO AOS FILHOS ATRAVÉS DE PRECEITOS SAGRADOS, OFERENDAS, DOS BANHOS, DOS CÂNTIGOS E DO BOM RELACIONAMENTO ENTRE OS ÒRÍSÁS E SEUS FILHOS.
Válido é lembrar que o tamanho do seu ASÉ será do mesmo tamanho de sua FÉ.
"O ORÙM TRANSFERE ASÉ PARA O AIYÊ QUANDO E SOMENTE QUANDO AMBOS ESTÃO EM PLENA SINTONIA E HARMONIA."
COMO É O CULTO DE ÒRÍSÁS EM NOSSO ILÈ ASÉ?!
Ser iniciado no culto do Òrísá, implica na OBRIGATORIEDADE de se manter O PRINCÍPIO DA HARMONIA.
Mas como nos harmonizamos com os Orixás?!
Alguns mandamentos já foram revelados, para que O PRINCÍPIO DA HARMONIA seja conseguido: A HUMILDADE, A ASSIDUIDADE, AS OBRIGAÇÕES RIGOROSAMENTE EM DIA, OS BANHOS, OS ORÔS, E OUTRAS COISAS QUE NOSSOS ORIXÁS NOS PEDEM ATRAVÉS DO JOGO DE IFÁ (BÚZIOS).
O espírito de colaboração e de coletividade para que A CASA DO ÒRÍSÁ, O TERREIRO, funcionem ininterruptamente e dessa forma possam cumprir a determinação de Òlódúmárè, que é atender a humanidade, é também uma outra maneira de buscar harmonia.
Para que nosso Terreiro de Asé funcione adequadamente, é preciso a participação de toda a comunidade. Todos os ORIXÁS que moram no Terreiro, atuan dentro de nós, e exigem que participamos do COMPLEXO SISTEMA QUE PERMITE A FUNCIONABILIDADE DE NOSSA CASA DE SANTO.
Outro pricípio fundamental em nosso Asé é o grande Respeito Hierárquico entre os cargos atribuídos aos filhos de santo, bem como o respeito a Todas as Religiões e Diferenças, inclusive de acordo com a Legislação Federal Vigente. Isso também estabelece a relação Orum/Aiyê.
Caso não haja um bom relacionamento entre Filhos Iniciados e seus Òrísás, um distanciamento entre eles acontecerá. O resultado disso é o Desequilíbrio ou a Perda de Asé.
REFLEXÃO: O QUE O SEU ORIXÁ QUER DE VOCÊ ???
Att,
Bábálòrisá Rafael Cirne T'Òsún.